terça-feira, outubro 13

sobre portas e amigos.

Ontem a Camila riu de mim quando falei da melhor amiga da academia e do Fisk. Ela achou o termo engraçado e eu ri junto. Depois eu e Camila nos falamos sobre portas e amigos: Virar amiga dos amigos dos seus é um processo rápido e natural. Você já chega de porta aberta sendo convidado pra entrar. Outro dia, Camila me apresentou à Rafaella. Antes, claro, ela já havia relatado várias histórias das duas, o que fez crescer a vontade. Quando demos os dois beijinhos da apresentação já nos queríamos. Pois a Rafa compra as escolhas da Camila como se fossem dela. E eu também. Assim foi com a Elda, que quando esteve com a Camila soltou um "finalmente!" - como quem esperava isso havia muito -. Amigos quando são amigos compram os amigos e as escolhas dos outros. Assim eu penso. Ou, se você não concorda, você solta um "gostei não" limpo e claro.
Depois eu falei pra Camila que quando coloco o termo "melhor amigo" acompanhado por um lugar ou uma época, significa que, por falta de caminhos em comum, ele não chega a ser o amigo que você carrega pra vida e que abre a geladeira da sua casa. Desses eu tenho 9, que são pessoas que após entrarem na sua vida, você fecha a porta para que elas não saiam mais. Não. Eu falo de algumas pessoas com as quais me encontrei em mesas de bar, em salas de aula ou por ai, nos elevadores da vida. São pessoas que o contato é quase nada e a saudade pelo que não foi vivido é constante. São pessoas "legais quiçó" e que eu gostaria de compartilhar com Camila. São pessoas que não vieram pra ficar porque talvez essa permanência as tornaria menos especiais ou quebrasse um pouco a gostosura do momento. Eu queria que Camila conhecesse Bruno, meu melhor amigo de internet que fala com a calma dos amantes artistas e me entende tão bem sem nunca ter me visto. Queria que Camila visse o respeito de Bruno e o tivesse por perto pra papo furado. Queria ainda que Camila conhecesse mais de Elis, minha melhor amiga do grupo dos professores queridos. Camila ia gostar da inteligência de Elis e elas iam falar sobre filmes e teorias. Elas iam se entender também porque as duas são iguais, ou seja, diferentes do que se vê por aí. Inteligentes como elas só. Queria ainda que Camila conhecesse Lua, a dona dos escritos que relatei pra ela esses dias. Lua é minha melhor amiga da UNIFOR, junto com Elda que já conhece Camila. Lua é tão doce e linda que só vendo. Queria, por fim, que Camila tivesse as horas gostosas da vida sem pressa ao lado de Mari, minha melhor amiga da Fa7 que é tão engraçada, correta e sábia. Quero que Camila traga os queridos dela e eu quero trazer os meus, pra cada vez mais a mesa do bar ficar frequentada não pelos dela ou pelos meus, mas pelos nossos. E vamos que vamos com melhores amigos da vida ou dos instantes que se quer guardar num baú pra nunca esquecer. Mas a porta tá aberta para os novos de Camila e de todos os escolhidos dos queridos meus. É preciso apenas que eles queiram entrar.

Um comentário:

Unknown disse...

taí, goxtei!!!